Artigos, Educação e Sustentabilidade, Filmes, Vídeos e Documentários Gerais, Orgânicos: Produtos e Alimentação

O Alimento é o Nosso Medicamento: 15 Documentários Especiais sobre o tema

Nesse artigo, relaciono uma série de documentários baseados em histórias e experiências reais, pessoas que escolheram seguir um caminho com mais qualidade de vida e saúde mudando suas rotinas.

Essa é uma jornada que particularmente comecei a trilhar há muito tempo e que posso dizer, por experiência própria, que beneficia a própria família, amigos e clientes, extende-se à comunidade local e vai além do alimento propriamente dito, tornando-se um propósito de vida. Depois que você entra nessa espiral de saúde integral, é difícil você voltar atrás porque o seu corpo, a sua mente e o seu espírito são muito beneficiados, e a sua energia vital também.

Junto dessa proposta também estão documentários que trazem esclarecimentos de especialistas no assunto, de forma educativa e com dados científicos sobre aspectos que muitas vezes são velados pela indústria alimentícia e as grandes empresas detentoras dos seus direitos, produtos que nos prejudicam e intoxicam gerando doenças e distúrbios.

Aqui você vai estar consciente de notícias e informações divulgadas ao longo da história, que propuseram benefícios ilusórios para alimentos ditos saudáveis ou inofensivos, quando na verdade, através do merchandising e das mídias de massa, foram criados e pagos para gerar desinformação e definir hábitos nocivos à sociedade – um objetivo unicamente lucrativo para poucos.

Contudo, em meio a desinformação gerada, ainda existem muitas pessoas preocupadas com a disseminação da informação real. Nesses exemplos de luta, educação, superação, união e propósito, há projetos lindos sendo colocados em prática de forma crescente. Assista os trailers e inspire-se!

Que essas histórias e jornadas inspirem você no caminho, assim como me inspiro todos os dias ao nutrir o que construo no agora: “o alimento do futuro”. Compartilhe essas inspirações com seus grupos de convívio e sua família, nutra os seus sonhos e, se souber de mais projetos como estes, multiplique! Informação de verdade é Luz e consciência. Nós somos o que comemos. Namaste! ❤

  • DEMAIN (AMANHÃ – 2016)
  • FOOD CHOICES (ESCOLHAS ALIMENTARES – 2016)
  • FORK OVERS KNIFE (TROQUE A FACA PELO GARFO – 2011)
  • WHAT THE HEALTH (QUE SAÚDE É ESSA – 2017)
  • ROTTEN (Série-Documentário | Episódio 1 – 2018| Episódio 2 – 2019)
  • FEDUP (SUPER ALIMENTADO – Sobre os males dos alimentos processados e com altos níveis de açúcar e gordura hidrogenada – 2016)
  • GMO-OMG (Sobre o perigo dos Alimentos transgênicos ou geneticamente modificados – 2013)
  • FAT, SICK AND NEARLY DEAD (Gordo, Doente e Quase Morto – 1 e 2 |Produzidos por Joe Cross em 2010 e 2014 – Sobre a mudança radical na vida de muitas pessoas que adotaram a sucoterapia e os sucos detox em sua rotina, à base de orgânicos)
  • THE KIDS MENU (CARDÁPIO PARA CRIANÇAS – Produzido por Joe Cross – 2016)
  • FOOD CHAINS (2014)
  • COWSPIRACY: O SEGREDO DA SUSTENTABILIDADE – 2014)
  • LIVE AND LET LIVE (VIVA E DEIXE VIVER – 2013)
  • FOODMATTERS (VOCÊ É O QUE VOCÊ COME – 2008)

O Documentário Food Matters é educativo. Aborda uma temática presente na vida de todos nós em qualquer tempo: a alimentação. Um conhecimento que não é novo, mas que precisa ser relembrado para que fiquemos longe das ilusórias facilidades para solucionar a fome através dos Fast Foods; ou ainda para mascarar sintomas através dos medicamentos alopáticos como base de negócio da indústria farmacêutica.

Será que ao invés de tratar a consequência poderíamos nos preocupar mais em tratar a causa? A alimentação equilibrada, natural e orgânica representa, nesse caso, um dos caminhos e ferramentas de prevenção. Ela pode ser sim o nosso medicamento! O filme também salienta a relação alimento-solo no que se refere a parâmetros agrícolas, e como isso pode interferir na nossa saúde em todos os níveis começando pelo uso de pesticidas, herbicidades, agrotóxicos e uma água não potável.

Traz a reflexão da relação alimento-organismo e o poder de cura e manutenção através da nutrição orgânica: rica em frutas, vegetais crus, sucos verdes, ingestão de muita água para eliminar toxinas, abordando os considerados “super-alimentos” como as algas, o própolis, o mel, a geléia real, o pólen, o quinoa, o inhame, o cacau, entre tantos outros que contém em si uma farmácia ambulante natural.

Da mesma forma, dal sobre a grande parte de vitaminas e minerais que nosso corpo necessita para se manter saudável e com um sistema imunológico forte, tendo como norte os fundamentos de Hipócrates – o Pai da Medicina Moderna.

  • FOOD INC. (ALIMENTOS S.A – 2008)

O documentário Food, Incorporated – Alimentos S.A. retrata os perigos e as transformações operadas na indústria alimentícia norte-americana, afirmando seus efeitos prejudiciais à saúde pública, ao meio ambiente e aos direitos dos trabalhadores e dos animais. Lembrando que esse processo também ocorre aqui no Brasil, não sendo de menor importância.

Todos nós podemos mudar essa realidade a qualquer momento, provocar mudanças e quebrar paradigmas apenas optando por melhor qualidade de vida e mais alimentos orgânicos, hoje abundantes no mercado se comparados há 20 anos atrás. Faça sua parte, mesmo achando que você ainda é uma gota no oceano! Faça essa gota tornar-se oceano levando essa informação e consciência àqueles que você conhece. A sua parte pode fazer toda a diferença na vida de alguém.

Luciane Strähuber – Educadora da Terapêutica Integrada

Deixe um comentário com amor!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.