Artigos, Filmes, Vídeos e Documentários

Geração Gamers: Um Olhar sobre os Games que Transcendem

Como comunicadora, sigo as pesquisas em várias mídias de comunicação aberta e digital – tanto para adultos quanto para jovens e crianças – procurando trazer sempre um olhar oxigenado sobre o que pode ser relevante e auxiliar no processo de autoconhecimento. No contexto dos games, temos um campo difícil para atingir este objetivo, uma vez que a maior parte do que vemos sendo lançado tem por base violência e desconexão.

Entretanto, sigo o olhar também para este caminho porque as novas gerações estão aí, interagindo com uma variedade absurda de jogos que hoje, em um clique, estão na tela do celular. A notícia positiva é que, após alguns anos de pesquisa, conseguimos reunir uma lista dos jogos que conseguem unir entretenimento, conhecimento, cultura, arte e trilhas sonoras de qualidade, possibilitando um pouco do que chamamos de transcendência: uma experiência que pode nos auxiliar a transcender o conhecido para que possamos descobrir outras partes de nós mesmos e de nossa realidade.

Um exemplo disso é o game Abzû (imagens deste Post). Você é convidado a viver uma jornada nas profundezas dos oceanos, interagindo com animais marinhos, plantas, ruínas de templos antigos – lembrando a antiga Lemúria – auxiliando no equilíbrio de locais abandonados e podendo até dar aquela descansada enquanto medita. Apenas assistindo a uma fase do game, enquanto um amigo jogava e analisávamos o desenrolar das etapas. tive uma experiência extra-sensorial ao acompanhar os movimentos de uma baleia jubarte gigante.

Claramente, nem todo game listado aqui é símbolo de perfeição. Mas, talvez sejam, numa visão otimista de nossa parte, o começo de um novo tempo. À medida que presenciamos pessoas cada vez mais conectadas consigo e com o Todo ao seu redor, estamos acompanhando a chegada de novos games como estes, mesmo que ainda em minoria. Por que não trazer conhecimento, experiências prazerosas e informação inteligente através dos games, sem que isso seja sinônimo de vício e desarmonia? Torcemos para que esta área do entretenimento e da comunicação possa evoluir, trazendo cada vez mais experiências que nos inspirem, que nos convidem à união, ao respeito e à solidariedade. Namastê! ❤ 😉

  • ABZÛ (mesmos criadores de Journey – Playstation 4, X-Box One e todos os consoles) – Você é um mergulhador explorando a vastidão de um oceano e suas várias formas de vida, além de interagir com outras dimensões. Trilha sonora mística e espiritual. Não existe violência.
  • AER – Memories of Old (Memórias do Antigo – MAC, Playstation 4 e X-Box One) – Uma jornada ancestral/ mística de uma peregrina capaz de transformar-se em uma águia. Você trilha uma jornada por um mundo místico – céus intermináveis, ilhas coloridas e ruínas antigas – que corre o risco de ser tomado pela escuridão. Sendo uma das últimas metamorfas, você é enviada em uma peregrinação à Terra dos Deuses.
  • ORI and the Blind Forest (ORI e a Floresta Cega – Apenas X-Box One/ Lançamento do próximo jogo para 2018) – Você é um espírito guardião da natureza, cujo objetivo é o de equilibrar e harmonizar todos os locais devastados de uma floresta. Mágico, tocante emocionalmente, com lindas imagens e trilha sonora belíssima.
  • Child of Light – (RPG disponível para todos os videogames) – uma história e jornada espiritual.
  • Everithing – (Disponível para todos os consoles) – Você pode ser um átomo, uma formiga, uma galáxia, com histórias que podem ser criadas aleatoriamente. A ideia de interconectividade é genial. Você interage através de vários reinos e mundos, possibilitando uma visão mais ampla de que o micro está no macro e vice-versa.
  • OKAMI (Playstation 2, 3 e 4) – Você é a Deusa do Sol – Okami Amaterasu – na forma de uma loba branca, capaz de levar a beleza e a vida à Terra, interagindo em dimensões paralelas e elementais, restaurando lugares, libertando magias e almas do subjugo de seres malignos. Baseado nas lendas e no folclore japonês. Trilha sonora linda e projeto artístico belíssimo.
  • TRINE – (game alternativo com puzzle, disponível para plataforma PC)/ Trine 1 e 2 – X-Box 360 – A história gira em torno de três personagens – uma arqueira Zoya, um bravo guerreio Pontius e um sábio mago Amadeus. Os três entram em contato com um misterioso artefato chamado Trine, e unem suas mentes, habilidades e corpos para enfrentarem forças malignas. Lindo e mágico.
  • Samorost 1, 2 e 3 – Amanita Design (game alternativo, disponível para plataforma PC) – Experiência sonora e inteligente, com enigmas e interações por reinos elementais da natureza e outras dimensões, onde tudo se comunica através do som.
  • Botaniculla – Amanita Design – (disponível para PC, Mac, Linux, Steam, Android, IOS) – Uma aventura cheia de humor sobre a jornada de cinco amigos, cujo objetivo é salvar as raízes de sua árvore-casa que foram infectadas por parasitas.
  • Braid (disponível para todos os consoles) – Personagem confronta as consequências de suas atitudes através das suas memórias que são desbloqueadas lentamente. Estilo plataforma puzzle, gráficos e trilha sonora lindos, com desafios únicos.
  • Flower – PlayStation 3 e 4/ Iphone, Ipad: Você é o vento e precisa levar sementes de flores para semear lugares inóspitos, levando vida por onde passa.
  • Journey – PlayStation 3 e 4: Você é um viajante no deserto que segue em direção a uma montanha; não tem fala, apenas sons. Simples, tocante emocionalmente e com uma trilha sonora maravilhosa.
  • The Witness – Todas as plataformas (Puzzle Game) – Você precisa resolver enigmas em uma ilha. Inteligente e Complexo. Game busca respostas sobre a vida través de reflexões científicas e filosóficas.
  • Seasons of Heaven (disponível para Nintendo Switch, baseado num livro) – Conta a história de uma criança com síndrome de asperger e seu cachorro. Desafia você a questionar o que pensava que sabia sobre a humanidade, trazendo a possibilidade de coisas existentes que não podem ser vistas com os olhos, apenas sentidas dentro de corações e almas.
  • RIME (disponível para vários consoles – PC, Playstation 4 e X- One): Você assume o papel do jovem protagonista que acorda em uma ilha misteriosa após uma chuva torrencial. O pequeno herói desperta na beira da praia e, a partir daí, passa a explorar o local em busca de respostas. Jogo conduzido por quebra-cabeças reveladores. Não há um sistema de combate, somente puzzles básicos, desafios de plataforma e amplos ambientes com segredos a serem descobertos.
  • Everibody gone to the Rapture (Playstation 4) – Você segue uma consciência de Luz que vai mostrando a história da cidade a partir do registro das memórias dos antigos moradores. Game de investigação espiritual em interação com consciências de uma cidade pequena onde todos sumiram. Uma jornada emocional e sensorial, com narrativa interativa, efeitos visuais lindos e uma trilha sonora dramática.
  • Seasons After Fall (Windows, Playstation 4 e X-Box One) – Você é uma raposa que tem o poder de mudar as estações do ano quando quiser. Árvores que ajudam você a avançar crescem no verão; durante a primavera o nível de água aumenta em algumas fases, tornando mais fácil alcançar seus objetivos.
  • The Gardens Between – Lançamento 2018 (Playstation 4, PC Mac e Windows): A trilha sonora é muito calmante e meditativa. A história promete mecânicas de voltar no tempo.
  • The First Tree (disponível PC, Mac, Linux, Steam) – É a jornada de uma raposa tentando encontrar sua família perdida e um jovem casal lidando com uma tragédia na deles. É uma viagem muito bonita que fala sobre a origem da vida e na compreensão da morte. Ao longo do caminho, os jogadores podem descobrir artefatos e histórias da vida do jovem casal, pois também se entrelaçam na jornada da raposa em direção à Primeira Árvore. Belas imagens de natureza e uma trilha sonora linda também.
  • SKY (mesmos criadores de Journey – Disponível para Iphone, Ipad e Apple TV/ Android ainda não confirmado) – Permitirá jogar na companhia de outros jogadores enquanto você explora um mundo composto por nuvens. O seu objetivo será levar luz a locais repletos de escuridão. Jogo social – pais e filhos podem jogar juntos – com a beleza e a simplicidade de Journey e uma trilha sonora belíssima.
Anúncios