Sucos naturais, desintoxicantes e energéticos: nutrindo corpo, mente e alma!

sucos naturais

Faço uso e venho indicando alguns destes sucos vitaminados há muito tempo para amigos, pacientes e alunos. Além de energéticos e desintoxicantes, são verdadeiras farmácias num só copo, revigorando nossa energia, nos trazendo vitalidade, ânimo, bem estar e saúde em todos os níveis, isso porque são rapidamente absorvidos pelo corpo. Alguns são desintoxicantes do sangue, nos auxiliando na eliminação de toxinas tanto físicas quanto energéticas e emocionais. Ao liquefazermos as frutas, brotos, legumes e folhas, são poucas as propriedades que se perdem, desde que ingeridas imediatamente. Então, para os que se interessarem, além de manter o corpo em forma, são canais para levar prana para as nossas células recarregando nossas baterias e trazendo mais clareza mental!

Algumas dicas para quem está começando no reino dos sucos e vitaminas: sucos vermelhos – energia e vitalidade; sucos laranjas – levantar o astral e sair dos padrões negativos; sucos amarelos – criatividade, concentração e alegria; sucos verdes – equilíbrio emocional e serenidade

Aí vão algumas receitas que podem trazer mais vida para o seu dia e ajudar a elevar o seu astral:

* Suco Energizante/ fortalecer imunidade e vitalidade: 1 beterraba pequena sem casca + 2 laranjas do céu + 1 maçã grande + lascas de gengibre + 1 colh. (chá) de mel. Bater tudo no liquidificador com pouca água mineral, na quantidade para triturar os ingredientes. Tomar sem coar.

* Suco Verde Desintoxicante (1): 2 maçãs pequenas + 1 a 2 laranjas do céu + 1 polpa congelada de acerola + 1 colh. (sopa) de semente de linhaça + lascas de gengibre + 1 colh (sopa) de mel + 2 folhas médias de couve orgânico. Bater tudo no liquidificador com pouca água mineral, na quantidade para triturar os ingredientes. Tomar sem coar.

* Suco Verde Desintoxicante (2): 2 folhas médias de couve orgânico + 1 punhado pequeno de salsinha orgânica + 1 maçã pequena + suco de 1 limão + 1 rodela de abacaxi + lascas de gengibre + 1 colh (sopa) gojiberry + 1 pitada de mel a gosto. Bater tudo no liquidificador com pouca água mineral, na quantidade para triturar os ingredientes. Tomar sem coar.

* Suco do Renascimento/ problemas de pele: 2 cenouras sem casca + 1 maçã média + 1 pedaço de gengibre + 1 colh (chá) de levedo de cerveja + água de coco natural. Bater no liquidificador e servir sem coar.

* Suco Calmante: 2 cenouras sem casca + 1 talo de salsão + 1 punhado de salsinha + 3 folhas de alface + gotas de limão. Acrescentar água mineral para liquefazer. Bater no liquificador podendo coar, se quiser.

* Suco Digestivo: 3 rodelas grossas de abacaxi + folhas de espinafre cru e de hortelã + suco de 1 limão. Não necessita de água. Bater no liquidificador e servir fresco.

* Suco Nutritivo: 1 ramo de espinafre cru + 3 laranjas picadas + 1 cenoura sem casca + 1/2 beterraba + 1 colh (sobremesa) de farelo de aveia e água mineral para liquefazer. Tomar sem coar.

* Suco Energético: 1 folha média de couve ou folhas de espinafre orgânico + 1 maçã média + 1 laranjas do céu + 1 banana + 1 polpa congelada de uva + 1 polpa congelada de Açaí + 1 colh (sopa) de linhaça (marrom ou dourada) + lascas de gengibre + 1 colh (sopa) de mel ou melado. Pode acrescentar também 1 colh (sopa) de xarope natural de guaraná. Bater no liquificador e tomar sem coar.

* Suco Laxante: 2 fatias grandes de mamão formosa sem semente + 2 laranjas + 2 ameixas sem caroço ou 1 colh (sopa) de uva passa sem caroço (hidratada por alguns minutos a ponto de liquefazer) + lascas pequenas de gengibre. Bater no liquidificador e tomar sem coar.

sucos_saudaveis

Se as frutas e os legumes forem orgânicos, não há necessidade de tirar a casca, o que ainda é melhor, pois contém fibras e vitaminas. Entretanto, se não forem, retirar a casca ajuda a evitar maiores intoxicações. O ideal também é liquefazê-las sem sementes. A água mineral nos sucos pode ser substituída por água de coco, mas atentando ao fato de que água de coco de caixinha tem conservantes artificiais e não possui as mesmas propriedades hidratantes da água de coco in natura.

Quanto ao tipo de maçã, prefira as mais doces, assim, os sucos não necessitam ser adoçados com outro tipo de açúcar a não ser a frutose das próprias frutas. No caso de adoçar com mel ou melado, apenas em doses pequenas para não sobrecarregar o corpo com excesso de açúcar. O gengibre, nesse caso, segundo a Medicina Ayurvédica, é um antídoto para equilibrar as taxas de glicose no sangue.

Se você desejar, também pode fazer uso das ervas e especiarias mais aromáticas, em folhas, em pó ou em forma de chás frios para serem adicionados aos sucos, potencializando o efeito que você deseja, por exemplo: a erva-cidreira, a erva doce e folhas de manjericão para acalmar; as folhas de hortelã, poejo ou uma pitada de noz moscada como digestivos; uma pitada de canela ou guaraná em pó – ou ainda o xarope natural – como estimulante. Deixe sua criatividade e intuição fluir e bom proveito! 😉

Luciane Strähuber (Educadora Holística)

 

 

Anúncios

Sobre Wohali Terapias

Educação Terapêutica Integrada

Publicado em 16 de novembro de 2014, em Orgânicos: Produtos e Alimentação, Terapias Integrativas. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: