Menstruação na Gravidez: Esclarecendo!

gravidez-resultados-testes

Diante de algumas dúvidas que me foram questionadas em atendimentos a grávidas, deixo aqui algumas informações que esclarecem perfeitamente a diferença entre os ciclos menstruais convencionais e a menstruação que pode ocorrer no início da gravidez, isso porque muitas mulheres devem ter ouvido falar por aí, das nossas gerações passadas – avós e bisavós – assim como eu já ouvi, que havia a possibilidade da mulher estar menstruando normalmente durante os primeiros meses de gravidez, sem que isso fosse um alerta de problema. Mas, vamos esclarecer!

A menstruação na gravidez é possível, não sendo sinal de gravidade, principalmente no início da gravidez. Porém, este sangramento não é considerado um ciclo menstrual propriamente dito, e está relacionado com as alterações que o corpo da mulher sofre durante a gestação.

Geralmente, os sintomas de menstruação na gravidez são o sangramento de coloração rosada ou menstruação escura, tipo borra de café, sendo que deve aparecer em pouca quantidade e durar cerca de 1 ou 2 dias.

Porém, caso a mulher apresente menstruação na gravidez com sangue vermelho vivo, em grande quantidade ou acompanhada de dores, deve consultar imediatamente o ginecologista para diagnosticar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Quando nos referimos aos sintomas da gravidez, o ponto de partida sempre é sobre a inexistência do ciclo menstrual. Muitas mulheres, quando menstruam, chegam à conclusão de que uma gravidez seria impossível e, desta forma, não dão importância ao assunto, no entanto, nem sempre existe a inexistência da menstruação durante a gravidez, e isso pode ser muito natural!

Geralmente, mulheres na primeira gravidez se sentem inseguras e não sabem que no início da gestação é normal que ocorra algum sangramento, ou seja, quando a gestação se inicia, a menstruação não pára, podendo continuar por alguns dias até que pare por completo. Porém, existem algumas supostas causas para estes sangramentos que podem ser originários de outros problemas  já diagnosticadas.

Para explicar esse processo, precisamos apenas compreender que trata-se do período pelo qual o corpo está se readaptando, desta forma, levando um pequeno período de tempo para que a menstruação pare de uma vez. Em casos onde a menstruação se torna anormal, é indicada a busca rápida por um diagnóstico médico, pois o correto seria que esta aparecesse em pouca quantidade para depois cessar.

gravidez-menina

Algumas explicações básicas para entendermos melhor o assunto:

– Durante o primeiro trimestre: O sangramento durante este período pode ser causado pelo rompimento de vasos e também pelo sangramento das paredes do útero onde o embrião não consegue se fixar devido às alterações hormonais. Caso este sangramento seja seguido de cólicas abdominais ele pode indicar uma expulsão do feto pelo corpo da mãe, ou seja, a perda súbita do bebê.

– Durante o segundo trimestre: A ocorrência do sangramento não é tão natural como entre os dois outros processos citados acima ou abaixo, no entanto, podem haver exceções, por isso não subestime jamais qualquer ocorrência; caso haja sangramento em qualquer período, o mais indicado é procurar um especialista. Esta necessidade aumenta ainda mais quando se trata do segundo trimestre.

– Durante o terceiro trimestre: Já neste período, o sangramento pode vir a ocorrer pela inserção baixa ou pélvica da placenta que se localiza logo abaixo do útero, muito embora a gestante não sinta nenhuma dor, a situação pode ser de alto risco, podendo até mesmo causar o adiantamento do parto já que este problema não apresenta tratamento. Por via das dúvidas, não dispense um acompanhamento médico.

 Os riscos da menstruação na gravidez dependem da causa do sangramento, podendo ter causas simples como:
  • Implantação do bebê: não traz riscos para mãe ou para o bebê e acontece nos primeiros 15 dias de gestação, provocando pequeno sangramento acompanhado de uma cólica ligeira. Geralmente, é visto como uma menstruação fora de época, já que neste período a mulher ainda não descobriu estar grávida;
  • Sensibilidade do colo do útero: não é uma situação de risco e se deve à adaptação do colo do útero às suas novas dimensões, causando pequenos sangramentos após o exame ginecológico ou contato íntimo;
  • Trabalho de parto: no último trimestre, a mulher que tiver perda de sangue acompanhada de contrações deve ir ao médico imediatamente, pois pode ser o início do trabalho de parto.

No entanto, a menstruação na gravidez pode acontecer por causas mais graves, que incluem:

  • Gravidez ectópica: Pode trazer riscos para a mãe e o bebê, pois o óvulo fecundado está se desenvolvendo nas trompas, podendo resultar em rompimento da trompa e aborto. Normalmente é acompanhado de cólica intensa;
  • Infecções: As infecções no sistema reprodutor podem provocar sangramento, malformações no feto ou problemas de saúde na gravida. Normalmente são acompanhadas de corrimento esverdeado, coceira, vermelhidão e dor na região íntima;
  • Alterações hormonais: Pode trazer riscos para o bebê porque pode levar a aborto, se a hemorragia for excessiva. Acontece no primeiro trimestre devido às alterações hormonais que acontecem no corpo da mulher.

Assim, qualquer perda de sangue que ocorra durante a gravidez, informe seu médico. Nos casos em que a perda de sangue seja em pequena quantidade e não dure mais de 1 dia, sem sensação de dor ou desconforto, pode-se esperar até a próxima consulta do pré-natal.

Se a mulher não tem certeza de que está grávida, mas desconfia, e ainda possui menstruação, deverá marcar uma consulta com o ginecologista para averiguar a situação ou fazer um teste de gravidez em casa. Bom, fica a dica!

 

Anúncios

Sobre Wohali Terapias

Educação Terapêutica Integrada

Publicado em 5 de maio de 2014, em Feminino Sagrado, Terapias Integrativas. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Oka poderiam me ajudar minha menstruação e sempre dia 15 mas més passado náo veio e sim um corrimento marrom que veio no dia 1/06 e durou 3 dias. . Axei que poderia estar gravida fiz o beta mas deu indetectável e DPS fiz tres de farmácia obtive 3 negativo . ontem dia 29/06 veio a menstruação um vermelho vivo que hoje já diminui o fluxo . oque pode ser ?

    Curtir

    • Olá, Marcela!

      Tudo bem?

      Então, para poder avaliar o teu caso é preciso saber se você usa algum método anticoncepcional, se o seu fluxo tende a ser regular – de quanto em quanto tempo – ou se você está realizando algum tipo de tratamento hormonal que possa estar alterando os ciclos menstruais.

      Da mesma forma, alterações nos ciclos também podem estar ligadas a alterações hormonais derivadas de estados emocionais. Isso significa que seu fluxo pode estar alterado por alguma mudança externa/ interna em sua vida ou em você: mudança de casa, trabalho, relacionamento ou algo significativo que tenha passado e que pode ter mexido com as suas emoções. Nosso corpo reage rápido e naturalmente a isso, o que pode resultar num fluxo menstrual irregular inicialmente.

      De outra maneira, é importante verificar se você tem cólicas, algum desconforto na região abdominal e se esse processo é recorrente, pois também pode indicar outros problemas como ovários policísticos, endometriose e cistos ovarianos.

      Por esta razão e dentro desse contexto, cada caso é um caso para poder dizer o que de fato representa o fluxo irregular. Recomendo que você procure um ginecologista para avaliar o caso e um homeopata que pode prescrever a você o tratamento homeopático mais adequado, a fim de auxiliar a regular o fluxo de forma natural, assim como avaliar se o seu emocional está em equilíbrio.

      Ficamos à disposição se necessitar de mais informações a respeito, ok?

      Grande abraço e ótima semana! 😉

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: