Conscientizando!

Food Inc.

 http://www.youtube.com/watch?v=kpr9NQdlnNQ

O documentário Food, Incorporated – Alimentos S.A. retrata os perigos e as transformações operadas na indústria alimentícia norte-americana, afirmando seus efeitos prejudiciais à saúde pública, ao meio ambiente e aos direitos dos trabalhadores e dos animais. Lembrando que esse processo também ocorre aqui no Brasil, não sendo de menor importância!  

Se por um lado a indústria segue o avanço tecnológico, por outro  – graças ao consentimento do governo americano por meio das agências regulatórias – possui um método de trabalho mantido em segredo dos consumidores. Com essa premissa, o filme discute o fato de que o suprimento de alimentos é controlado por algumas poucas, mas grandes corporações que, frequentemente, objetivam o lucro acima da saúde daqueles que consomem seus produtos. São, em boa parte, alimentos que chegam ao mercado contaminados por bactérias que causam, anualmente, doenças a cerca de 73 mil americanos – dado apresentado pelo filme em 2008, imagine agora, após 6 anos?

Frangos com peitos maiores, artificialmente engordados; novas cepas da bactéria letal “E. coli” sendo transmitidas através da carne bovina; alimentos controlados por inúmeras corporações, são casos chocantes mostrados no filme. Grandes corporações como a Monsanto, produtora de alimentos geneticamente modificados, as empresas de carnes americanas Tyson Food Inc. e Smithfield Fods e a produtora de frangos Perdue Farms negaram-se, obviamente, a conceder entrevistas.

Mas a indústria alimentícia manteve reação. Associações comerciais representativas da indústria de carne nos EUA, que movimenta 142 bilhões de dólares por ano, se uniram para refutar as alegações feitas no filme. Lideradas pelo Instituto Americano da Carne, criaram vários sites na Internet, incluindo um chamado SafeFoodInc.com (Alimentos Seguros.com) A campanha delas afirma que os alimentos norte-americanos são seguros, abundantes e de preços acessíveis, enquanto o filme afirma que as imagens de animais pastando em fazendas verdejantes, impressas nos rótulos de produtos alimentícios, são enganosas. “Food, Inc.” explora o argumento de que os alimentos não vêm de fazendas simpáticas, mas de fábricas industriais que priorizam o lucro, e não a saúde humana.

Entretanto, o documentário mostra imagens reais filmadas dentro de unidades de produção de gado bovino, suíno e de frangos. Algumas foram gravadas por trabalhadores imigrantes, mostrando a falta de espaço para eles e os animais. As grandes empresas americanas do setor alimentício fazem uso amplo de técnicas industriais resultantes de problemas crescentes como obesidade, diabetes, salmonela, cepas tóxicas da bactéria comum “E. coli” e poluição ambiental. Mas, a mensagem deixada pelo filme é mais profunda: os consumidores podem mudar essa realidade, provocar mudanças e quebrar paradigmas, apenas optando por qualidade de vida e alimentos orgânicos,  hoje abundantes no mercado se comparados há 10 anos atrás. Faça sua parte, mesmo achando que você ainda é uma gota no oceano! Faça essa gota tornar-se oceano levando essa informação e consciência àqueles que você conhece! A sua parte pode fazer toda a diferença!

Anúncios

Sobre Wohali Terapias

Educação Terapêutica Integrada

Publicado em 24 de fevereiro de 2014, em Filmes, Vídeos e Documentários. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: